Estresse? Nunca mais!
Nessa sexta-feira, começo de fim de semana, não há momento melhor para relaxar e livrar-se do estresse. Aqui mostrarei 13 dicas fáceis para te livrar da tensão do dia-a-dia!
1- Reconheça suas limitações:
Muitas vezes, tentamos resolver até mesmo situações que fogem ao nosso controle, ao invés de aceitá-las. Com isso, o estresse aumenta. Então, procure não se preocupar excessivamente com o que não está em suas mãos.
2- Compartilhe suas preocupações:
Acredite, conversar com alguém capaz de lhe ouvir e dar palpites ajuda bastante, como se o peso não ficasse exclusivamente em suas costas.
3- Pratique uma atividade física:
Os exercícios fazem com que o cérebro libere substâncias que auxiliam no relaxamento.
4- Transforme as contrações faciais em sorrisos:
Corpo e mente trabalham juntos. Assim, se por um lado as preocupações franzem o cenho, relaxar o rosto e sorrir são atitudes que percorrem o caminho inverso, ou seja, induzem o cérebro a produzir neurotransmissores ligados ao bem-estar.
5- Procure meditar:
Fique só, em silêncio, na penumbra, pensando só em coisas boas. Sim, os pensamentos influenciam demais na química cerebral.
6- Descanse:
Insônia e tensão só geram estresse. Então, se dê um tempo!
7- Divirta-se:
Com a mesma disciplina de que você lança mão para cumprir compromissos profissionais e familiares, reserve um espaço na agenda simplesmente para a distração. O lazer é uma medida preventiva inigualável quando falamos em saúde cardiovascular.
8- Seja ainda mais sociável:
Interagir com amigos, familiares e colegas de trabalho ajuda a espantar a tristeza e a depressão, que não notórias inimigas do coração.
9- Organize as atividades:
Fazer tudo ao mesmo tempo provoca um nervosismo tremendo. Faça uma coisa de cada vez dando prioridade ás tarefas que são de fato mais urgentes. Planeje.
10- Construa um ambiente calmo ao seu redor:
Evite discussões inúteis, agitação em excesso, barulho demais. Procure falar mais baixo, invista em atividade como a leitura de um livro, que possam ser realizadas no silêncio ou ouvindo uma música calma.
11- Respire corretamente:
Sente-se confortavelmente. Feche os olhos e inspire, contando até seis. Prenda o ar pro mais seis segundos e expire, bem devagar. Esse é um ótimo exercício de relaxamento.
12- Durma bem:
Para um bom sono, feche os olhos e os movimente para. Faça uma contagem regressiva de 30 a zero. Repita o procedimento quantas vezes precisar. Logo você sentirá o resultado.
13- Se for o caso, chore:
Liberar as lágrimas alivia a ansiedade e a angústia. Portanto, não segure a vontade de cair no pranto.
(Fonte: Livro Coração de Mulher – Saúde! é vital.)


