Mascar chicletes pode reduzir a sensibilidade causada pelo clareamento.

Você deseja um sorriso mais branco, mas um tratamento de clareamento dental pode tornar suas pérolas brancas temporariamente mais sensíveis. Pesquisadores podem ter descoberto uma estratégia simples para reduzir a sensibilidade – mascar chicletes. Num estudo publicado no British Dental Journal, 88 pacientes que tiveram seus dentes clareados numa única consulta odontológica foram distribuídos aleatoriamente para três grupos: participantes que mascaram um chiclete sem açúcar, participantes que mascaram um chiclete sem açúcar com Recaldent (um produto baseado no leite que ajuda a fortalecer os dentes por liberar cálcio e fosfato para remineralizar o esmalte) ou participantes que não usaram agente dessensibilizante. Em resultados que surpreenderam até mesmo os pesquisadores, pacientes que mascaram qualquer um dos tipos de chiclete sem açúcar experimentaram sensibilidade dental significativamente menos intensa do que o grupo que não mascou chiclete. Os cientistas teorizam que o ato de mascar pode ter oferecido aos pacientes um benefício terapêutico, possivelmente por criar aumento do fluxo salivar para reduzir a sensibilidade ou até mesmo simplesmente por distrair a mente do paciente enquanto mastigava, e o agente remineralizador em um dos chicletes não foi significativamente melhor na dessensibilização dental. De acordo com a ADA, “mascar chiclete nas suas variadas formas é um hábito que vem da antiguidade. Os gregos mascavam a resina da aroeira, chamada mástique. Do outro lado do mundo, os antigos maias usavam a resina do sapotizeiro (chamada tsiclte). Nativos americanos da Nova Inglaterra mascavam a resina do abeto – um hábito que passaram para os colonizadores europeus. Hoje em dia, a base usada para a maioria dos chicletes é uma mistura de materiais sintéticos (elastômeros, resinas e ceras em variadas proporções). Entretanto, o hábito de mascar continua popular como sempre”. Atualmente, dois chicletes sem açúcar trazem o Selo de Aprovação da ADA. Estudos clínicos mostraram que mascar chicletes sem açúcar por 20 minutos após as refeições pode ajudar a prevenir a cárie dentária. Para mais detalhes sobre a maneira como mascar chicletes pode ajudar na sua saúde bucal, visite Tooth Whitening Treatments na seção Oral Health Topics.

(Via ADA)

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.