Escovar os dentes 2 vezes ao dia reduz riscos de doenças cardíacas

Além de combater as cáries e outros problemas bucais, escovar os dentes é importante para a saúde do coração. De acordo com uma pesquisa britânica divulgada nesta sexta-feira, pessoas que não escovam os dentes pelo menos duas vezes ao dia aumentam em 70% as chances de desenvolverem doenças cardíacas. O estudo, que levou oito anos para ser completado, confirma o que muitos médicos já suspeitavam: as doenças na gengiva podem estar ligadas a problemas cardíacos. Apesar das razões ainda não estarem claras, os especialistas suspeitam que as inflamações na boca e gengiva podem provocar a obstrução de artérias. Durante a pesquisa, cientistas da Universidade College London analisaram mais de 11.000 adultos. Segundo a equipe que coordenou o estudo, essa é a primeira vez que se analisa a ligação entre escovação e doenças cardíacas. “Nossos resultados confirmam as suspeitas de que a higiene bucal e os riscos de doenças do coração estão conectados”, afirma Richared Watt, da College London. Os voluntários forneceram dados sobre sua higiene bucal, incluindo quantas vezes ao dia eles escovavam os dentes. Além disso, também foram coletados dados do histórico médico e de doenças cardíacas na família. Foram medidas a pressão arterial de cada voluntário e coletadas amostras de sangue. Ao longo dos oito anos de pesquisa foram registrados 555 “eventos cardiovasculares”, como infartos, dos quais 170 foram fatais. Levando em conta fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas, como classe social, obesidade, fumo e histórico familiar, os pesquisadores descobriram que aqueles que escovam os dentes duas vezes por dia correm menos riscos de sofrerem ataques do coração. O estudo foi publicado no British Medical Journal.

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.