Em que escala o flúor pode ajudar adultos vulneráveis?

  O flúor é uma das armas mais poderosas do dentista na luta contra a cárie dentária. É altamente eficaz em pacientes de todas as idades e ajuda até mesmo a reparar os estágios iniciais da cárie antes de ela se tornar visível. Agora, o flúor está ganhando foco renovado por seu potencial impacto positivo sobre a saúde bucal de adultos vulneráveis. Muitos adultos idosos, incluindo 76 milhões de baby boomers (nascidos entre 1945 e 1952), estão conservando mais dentes do que nunca, mas os adultos vulneráveis – o que inclui as minorias raciais e étnicas, os pobres e as pessoas com menos instrução – tendem a sofrer com as altas taxas de cárie dentária. Pesquisadores da Faculdade de Odontologia Henry M. Goldman da Universidade de Boston estão se associando com o Grupo de Qualidade da Saúde Bucal do Departamento de Assuntos de Veteranos para descobrir de que maneira o flúor pode combater a cárie dentária em adultos de alto risco. Esse estudo está usando cinco anos de dados de aproximadamente 1,7 milhão de pacientes no sistema VA e é patrocinado pela Agência de Pesquisa e Qualidade em Assistência Médica do Departamento de Saúde e Serviços Humanitários dos Estados Unidos. As metas são:
  • estudar a eficácia do flúor em alta concentração, aplicado, tanto pessoal quanto profissionalmente, na prevenção de novas restaurações em adultos com alto risco. Os pesquisadores acreditam que os adultos que receberem tratamentos com flúor terão menos novas restaurações e menos superfícies restauradas do que aqueles sem tratamento com flúor;
  • analisar se exposições múltiplas ao flúor são mais eficazes do que exposições únicas;
  • descobrir se o relatório trimestral do VA sobre o número de adultos em risco que receberam tratamentos de flúor recomendados resultou em menos restaurações. “Nossa pesquisa anterior alterou significativamente a política do VA por aumentar a disponibilidade de flúor em alta concentração para os adultos do nosso país”, diz Dra. Judith Jones, investigadora principal e chefe de odontologia geral na Faculdade de Medicina Goldman. “Esse novo estudo nos mostrará de que maneira o flúor em alta concentração afeta a cárie dentária em adultos”.
Para uma boa higiene bucal, a Associação Dental Americana recomenda escovar duas vezes ao dia com um creme dental fluoretado aprovado pela ADA. Seu dentista também pode recomendar tratamentos adicionais com flúor. Não importa a maneira como você obtém o flúor de que necessita – seja pela água que bebe, suplementos, creme dental, enxaguatório bucal ou aplicação profissional – você pode ter certeza de que ele está trabalhando para combater a cárie.

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.