Cuidar da gengiva pode reduzir o risco de diabetes.

Consultas odontológicas regulares não são boas apenas para sua boca – elas podem ajudar a reduzir o risco de diabetes. Um novo estudo publicado no Journal of Public Health Dentistry relacionou infecções periodontais com um risco de diabetes aumentado. O estudo, chefiado por Sheila Strauss, Ph.D., co-diretora do Núcleo de Estatística e Gestão nas Faculdades de Odontologia e Enfermagem da Universidade de Nova York, examinou os dados de 2.923 adultos não diabéticos que participaram do levantamento National Health and Nutrition Examination Survey de 2003-04. Usando as diretrizes da American Diabetes Association, os pesquisadores determinaram que 93% dos sujeitos com doença periodontal eram considerados de alto risco para diabetes e deveriam fazer exames para detecção da doença, comparados com os 63% sem doença periodontal. O estudo também examinou quantas vezes os pacientes com doença periodontal e risco de diabetes visitaram um dentista e descobriu que 60% relataram uma visita nos dois últimos anos, 50% no último ano e 33% nos últimos seis meses. A American Diabetes Association (ADA) relata que 5,7 milhões de norte-americanos com diabetes passaram não diagnosticados em 2007. Ao se adicionar os dentistas à lista de profissionais da saúde envolvidos no diagnóstico precoce, mais pessoas poderão receber tratamento precoce crucial. “Diante desses achados”, diz dr. Strauss, “a consulta odontológica poderia ser uma oportunidade proveitosa de se realizar uma pesquisa inicial de diabetes – um primeiro passo importante na identificação dos pacientes que precisam de testes de acompanhamento para diagnosticar a doença”.

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.