Com que frequência se deve fazer um exame odontológico com raios-x?
A frequência com que raios-x odontológicos, também conhecidos como radiografias, devem ser feitos depende das necessidades individuais de cada um.
Um exame odontológico com raios-x pode revelar danos nas estruturas bucais não visíveis durante um exame comum. Entre os problemas que podem ser detectados por um exame radiográfico estão pequenas áreas de cárie dentária entre os dentes ou sob restaurações, infecções no osso, doença periodontal, abscessos ou cistos, anomalias do desenvolvimento e alguns tipos de tumores. Encontrar e tratar esses problemas odontológicos num estágio inicial pode economizar tempo, dinheiro e desconforto desnecessário.
É importante reconhecer que, assim como cada paciente é diferente do outro, o mesmo acontece com o agendamento de exames com raios-x, que deve ser individualizado para cada paciente. Seu dentista revisará sua história, examinará sua boca e então decidirá se você necessita de radiografias e de que tipo.
Se você for um novo paciente, o dentista poderá recomendar radiografias para determinar a condição atual das partes ocultas da sua boca e ajudar a analisar alterações que possam ocorrer posteriormente. Se você fez radiografias recentemente no dentista anterior, o novo dentista poderá pedir que elas lhe sejam apresentadas.
O agendamento para fazer exames radiográficos em visitas de retorno varia de acordo com sua idade, risco de doença, sinais e sintomas. Radiografias recentes podem ser necessárias para detectar novas cavidades, determinar o estado da doença periodontal ou avaliar o crescimento e desenvolvimento.
Crianças podem necessitar de exames com raios-x com mais frequência do que adultos, pois seus dentes e maxila e mandíbula ainda estão se desenvolvendo e são mais propensas ao aparecimento de cárie dentária do que os adultos. Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.
Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.
É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.
Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.
