Médicos implantam mandíbula de titânio e mulher volta a falar.
Médicos das universidades belgas Hasselt e de Leuven e de centros holandeses apresentaram nesta quinta-feira o resultado de uma cirurgia que implantou uma mandíbula artificial em uma mulher de 83 anos. Segundo os médicos, a mulher sofreu uma séria infecção, mas a operação permitiu a restituição de diversas funções à paciente, como a respiração (sem uso de equipamento), fala e mastigação.
Segundo os cientistas, a prótese foi criada através da técnica de impressão em 3D, só que com titânio em pó. “A introdução de implantes ‘impressos’ pode ser comparada à primeira ida à Lua: um cauteloso, porém firme passo”, diz o professor Jules Poukens durante o anúncio.
A remoção da mandíbula, segundo os médicos, foi necessária para que as vias respiratórias da paciente continuassem abertas, já que ela sofreu grandes danos por causa da infecção. Até hoje, a única possibilidade de reconstrução era através de complicadas microcirurgias que seriam feitas durante uma longa operação, o que foi descartado devido à idade da mulher.
Os médicos, em conjunto com engenheiros, então viram a possibilidade de criar uma mandíbula criada especialmente para a idosa. A impressão em 3D em si demorou apenas algumas horas. O titânio foi recoberto com outro material que imita o osso humano e a prótese foi finalizada com 107 g, pouco mais que a mandíbula natural – o que não será um problema, segundo os pesquisadores. A operação foi um sucesso e, um dia após a cirurgia, a paciente voltou a falar.
Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.
Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.
É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.
Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.
