A manutenção do protetor bucal é importante para uma boca saudável.

Você tem protegido o sorriso do seu filho ativamente, fazendo-o usar um protetor bucal durante as atividades esportivas?
Então, certifique-se de que ele não apenas use o protetor bucal, mas também o mantenha limpo. A limpeza e os cuidados minuciosos são tão importantes para o protetor quanto para os dentes do seu filho, dizem os pesquisadores.
Um estudo recente no periódico General Dentistry constatou que os protetores bucais de jogadores de hóquei no gelo e futebol americano apresentam grande número de bactérias, leveduras e fungos que podem causar doenças e infecções.
O protetor de um paciente do estudo, um jogador de futebol americano da escola secundária, mostrou a mesma bactéria em seu protetor bucal e em culturas de abscesso retiradas de um ferimento da perna. O protetor de um segundo paciente, verificaram os pesquisadores, tinha cinco diferentes tipos de fungos, que exacerbaram de tal maneira sua asma induzida por exercício que seu inalador não controlou os sintomas durante a competição.
Os pesquisadores alertam que os bordos cortantes de protetores bucais gastos podem cortar tecido bucal e que quaisquer bactérias, leveduras e fungos contidos no protetor podem ser transmitidos por meio de pequenos ferimentos na boca. Teorizam também que a crescente incidência de asma induzida por exercícios poderia estar relacionada com o uso de protetores contaminados.
Os autores do estudo recomendam uma substituição mais freqüente dos protetores bucais.
O web site da American Dental Association oferece uma variedade de dicas de cuidados com o protetor bucal (em inglês):
- Antes e depois de cada uso, enxágüe-o com água fria ou com um enxaguatório bucal. Você pode limpá-lo com creme dental e escova de dentes.
- De vez em quando limpe o protetor bucal com água fria e sabão e enxágüe-o abundantemente.
- Coloque o protetor em um recipiente firme e perfurado para armazenamento ou transporte. Isso permite a circulação do ar e evita danos.
- Para minimizar a distorção, evite altas temperaturas, como água quente, superfícies quentes ou luz solar direta.
Como qualquer outro equipamento esportivo, o protetor bucal sofre desgaste, o que o torna menos eficiente. Se seu protetor possuir furos ou desgastes ou se tornar frouxo, ele poderá irritar dentes e tecidos bucais. Verifique periodicamente a condição do protetor bucal e substitua-o quando necessário.
A ADA oferece informações online no endereço eletrônico www.ada.org (em ing) para ajudar pais e dentistas a escolher o melhor protetor bucal para uma criança.
Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.
Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.
É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.
Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.
