Pacientes e ortodontistas julgam aparelhos ortodônticos de maneira diferente

Pacientes e ortodontistas não compartilham o mesmo sentimento quando se trata do tipo favorito de aparelho ortodôntico. É nisso que Dr. Henry Fields, professor de ortodontia da Ohio State University acredita. Ele realizou um estudo sobre a atitude pública acerca da atratividade de vários estilos de aparelhos ortodônticos. A pesquisa constatou que os aparelhos ortodônticos sem metal visível foram considerados os mais atraentes. Aparelhos que combinam brackets de cerâmica com fios de metal finos ou transparentes eram menos desejáveis, e aparelhos com brackets de metal e fios de metal foram classificados como a pior combinação estética. “O paradoxo é que, quanto mais estéticos são os aparelhos, mais difícil é a sua manipulação pelo ortodontista”, diz Dr. Fields. “Mas são esses os que as pessoas mais apreciam”. Os achados foram publicados no American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics. Não foram publicados estudos prévios avaliando a estética dos aparelhos ortodônticos. “As tendências gerais de atratividade dos aparelhos são universais”, diz o Dr. Fields. “O aço inoxidável que gostamos de usar, que é o mais durável e eficiente, freqüentemente é considerado o pior no ranking de atratividade. Esses aparelhos não se desgastam e você tem total controle sobre eles”. “Os mais estéticos, aqueles do tipo moldeira, têm limitações nos tipos de movimentos que você pode fazer, nas forças que você pode aplicar e na eficiência. E as cerâmicas às vezes apresentam problemas de fratura, e tendem a ser apenas um pouco mais delicadas e estéticas”, afirma ele. Dr. Fields estima que entre cada quatro pacientes que usam aparelhos ortodônticos um seja adulto.

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.