Japoneses desenvolvem escova de dente com minicâmera.

Escova de dentes, pasta e fio dental. Este trio, indispensável para uma boa higiene bucal, está prestes a ganhar mais um reforço. A companhia japonesa Panasonic desenvolve uma escova acoplada a uma minicâmera para controlar o nível da limpeza dos dentes. Enquanto o Japão aposta na alta tecnologia, o Brasil ainda luta contra a falta de informação e a pobreza: 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, segundo dados mais recentes do IBGE. A má higiene bucal é apontada como a causa de diversas doenças graves, mas nem sempre é fácil saber se a escovação está adequada e bem feita. Um reportagem da rede britânica BBCmostra que a Panasonic acredita que o novo produto poderá resolver o problema. A minicâmera acoplada à escova pode identificar qualquer ponto na arcada dentária que não esteja devidamente limpo. Em ação – O aparelho funciona da seguinte forma: a pequena câmara, instalada no meio das cerdas de uma escova elétrica, é ligada a um monitor. Através deste monitor, o usuário pode localizar os restos que ficam nos cantos mais escondidos da boca. De acordo com a Fundação Britânica de Saúde Dentária, a escovação regular pode deixar até 40% das partículas produzidas durante a mastigação dos alimentos. Enquanto a Panasonic ressalta as vantagens de seu novo equipamento, a Associação Odontológica da Grã-Bretanha saiu em defesa da escova convencional. Para a entidade, não é necessário utilizar aparelhos sofisticados para conseguir uma boa higiene bucal e, consequentemente reduzir cáries e placa bacteriana. A associação declarou que uma escova tradicional, usada duas vezes ao dia, alcançará os mesmos resultados. Atraso – Para incentivar que os brasileiros escovem seus dentes e visitem um dentista, o Conselho Federal de Odontologia lançou a Ação Nacional de Prevenção do Câncer de Boca. Pesquisa do Instituto Nacional do Câncer revela que nos últimos vinte anos cresceu em 50% o número de mortes decorrentes de câncer bucal. Estima-se que só neste ano 10.500 pessoas vão desenvolver a doença, que é causada pela má escovação, cigarro, álcool e tratamento odontológico inadequado.

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.