Uma nova maneira de tratar a dor de dente?

A liberação de endorfinas produz uma condição comumente conhecida como runner’s high. Agora, pesquisadores da Universidade de Michigan estão questionando se o mesmo mecanismo poderia ser usado para ajudar na dor de dente.
Endorfina é uma substância liberada no cérebro quando ocorre uma lesão, anulando toda sensação de dor. Um dia seu dentista poderá aliviar sua dor de dente aplicando uma substância que desencadeie a liberação de endorfinas na sua boca.
E para a forma como a estimulação da sua liberação poderia não apenas aliviar a dor de dente mas também permitir que a polpa – tecido conectivo com vasos sangüíneos e nervos – se recupere e se repare.
“Descobrimos evidências de que dentro da polpa existe um mecanismo que desencadeia a liberação de endorfina, uma substância química que produz o que é geralmente chamado de runner’s high”, diz Dr. Rex Holland, professor do departamento de cariologia, ciências restauradoras e endodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Michigan. “As implicações clínicas desta descoberta poderiam levar a uma nova abordagem na maneira como a odontologia é praticada”.
Opiáceos, como a morfina, poderiam ser aplicados de maneira eficiente na polpa para imitar uma liberação local de endorfinas no dente do paciente, segundo o Dr. Holland. Entre os benefícios que ele cita nesta pesquisa está um melhor entendimento da dor que deriva da inflamação pulpar.
“Os dentes que agora são extraídos ou tratados endodonticamente poderiam ser tratados por meio de uma abordagem mais conservadora e muito menos invasiva”, conclui.
Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.
Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.
É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.
Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.
