Pacientes com câncer bucal apresentam risco de complicações dentais.

De acordo com a American Cancer Society, aproximadamente 35.310 novos casos de câncer da cavidade bucal e de pescoço e garganta (orofaríngeos) foram diagnosticados somente nos Estados Unidos em 2008. Estima-se que 7.590 pessoas morrerão desses cânceres até o final deste ano. Os cânceres de cavidade bucal ocorrem mais comumente na língua, assoalho da boca, lábios e glândulas salivares menores. As opções de tratamento mais comuns para pessoas com câncer bucal e orofaríngeo são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapias-alvo mais recentes.
Uma pessoa que esteja recebendo radioterapia na região de cabeça e pescoço, ou tenha histórico desse tipo de tratamento, pode desenvolver determinadas complicações, que incluem boca seca, lesões sensíveis na cavidade bucal, dentes hipersensíveis, cárie dentária de evolução rápida e dificuldade de engolir. A quimioterapia também pode ter efeitos significativos na cavidade bucal. Para ajudar a prevenir, minimizar e tratar esses problemas, o dentista e o oncologista do paciente podem trabalhar em conjunto – antes e durante o tratamento do câncer.Durante o período de tratamento do câncer de cabeça e pescoço, o paciente deve escovar os dentes delicadamente duas vezes ao dia a menos que o dentista faça outra recomendação. O dentista pode recomendar um enxaguatório bucal para complementar a escovação diária. Se o paciente desenvolver uma condição chamada de xerostomia (boca seca), o dentista poderá recomendar um substituto da saliva, uma saliva artificial que é vendida sem prescrição em farmácias. Aplicações de flúor freqüentes também podem ser recomendadas. Como qualquer infecção bucal pode ter implicações sérias, os pacientes devem contatar o dentista ou médico imediatamente se experimentarem qualquer problema não usual na boca, nos dentes ou na garganta.

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.