A importância de se lavar as mãos no combate a infecção cruzada.
Os riscos de transmitir doenças pelas mãos é grande e todo mundo sabe disso. Biossegurança é a palavra de ordem.
E quando falamos nela, logo imaginamos procedimentos complexos como esterilização ou desinfecção que demandam de equipamentos e processos demorados.
Mas nós aqui, vamos aqui falar da forma que mais estamos sujeitos a receber, como transmitir: As mãos.
E pra controlar melhor as infecções, vamos falar da higienização das mãos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem uma cartilha que explica bem a importância da higienização das mãos em serviços de saúde. Apesar de ser uma ação isolada, é talvez a mais importante no controle de infecções cruzadas.
O simples ato de lavar as mãos com água e sabonete líquido, pode reduzir a população microbiana das mãos e interromper a cadeia de transmissão de infeccção entre pacientes e profissionais da área de saúde. E isto não fica somente no âmbito hospitalar, igualmente importante em consultórios odontológicos.
A técnica correta, preconizada pela Agência de Vigilância Sanitária é a seguinte:
Pode parecer meio complicado, mas asseguro que não é. Basta fazer corretamente sempre chegar da rua, sempre que espirrar, antes de se sentar a mesa para uma refeição, enfim… o importante é remover os microorganismos que colonizam as camadas superficiais da pele. Também para remover a oleosidade, suor e claro, a sujeira.
Alguns locais de grande circulação, pelo menos nas grandes cidades, é fácil de encontrar recipientes com álcool gel para esta finalidade. Eles também valem quando se está na rua e longe de uma torneira com sabonetes. Por isso eduque-se e instrua seus familiares também com este cuidado.
(Fonte: Dr. Querido)
Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.
Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.
É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.
Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.

