Bebidas ácidas são mais prejudiciais aos dentes que clareamento, diz estudo.

ImageCom a crescente popularidade dos clareamentos dentais, os pesquisadores da Eastman Institute for Oral Health, parte da University of Rochester

Medical Center, realizaram uma pesquisa para saber se existem efeitos negativos sobre o dente no uso dos produtos de clareamento.

Os pesquisadores descobriram que o efeito do peróxido de hidrogênio a 6%, ingrediente comum em produtos de branqueamento, são insignificantes comparados com sucos de frutas ácidas. Suco de laranja reduziu acentuadamente a dureza e o aumento de rugosidade do esmalte dentário.

Ao contrário do que se sabia, os investigadores puderam ver extensos detalhes da superfície do esmalte graças a um escaneamento via microscópio. “O ácido é tão forte que os dentes parecem estar literalmente lavados”, disse o pesquisador YanFang Ren, cujas conclusões foram publicadas recentemente no Journal of Dentistry. “O suco de laranja reduziu a dureza do esmalte em 84%”. Não ocorreu mudança significativa na dureza ou na superfície do esmalte no clareamento.

O enfraquecimento e erosão do esmalte podem acelerar o desgaste do dente e aumentar o risco de cárie dentária. “A maioria dos refrigerantes, inclusive refrigerantes e sucos de fruta, são ácidos por natureza”, afirmou Ren. “Nossos estudos demonstraram que o suco de laranja, como um exemplo, pode potencialmente provocar a erosão dos dentes.”

Ja se sabe que sucos e refrigerantes têm alto teor de ácido, e podem afetar negativamente a dureza do esmalte. “Existem também alguns estudos que mostraram que o clareamento pode afetar a dureza do esmalte dentário, mas, até agora, ninguém havia comparado os dois”, explicou Ren. “Este estudo nos permitiu compreender o efeito do clareamento sobre o esmalte em relação ao efeito de uma dieta diária, tais como beber sucos”.

Entretanto, o dr. Ren aconselha que o consumidor esteja ciente da natureza ácida de bebidas, incluindo refrigerantes, sucos de frutas, bebidas energéticas e desportivas. Quanto mais tempo os dentes estiverem em contato com este tipo de bebida mais severa será a erosão. Pessoas que saboreiam sua bebida lentamente, durante 20 minutos são mais susceptíveis de ter dente erosão do que aqueles que terminam a bebida mais rapidamente.

(Via OdontoBlogia)

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.