Cuidado com os dentes do seu bebê.
A cárie dentária em bebês e crianças é chamada de cárie de mamadeira. Ela pode destruir os dentes e ocorre mais frequentemente nos dentes anteriores superiores. Porém, outros dentes também podem ser afetados.
A cárie dentária ocorre quando líquidos açucarados são dados para a criança e permanecem na boca por longos períodos. Muitos líquidos causam problemas, entre eles o leite, fórmulas e sucos de frutas. As bactérias presentes na boca usam os açúcares desses líquidos como alimento e produzem ácidos que atacam os dentes. Cada vez que seu filho bebe esses líquidos, os ácidos atacam por 20 minutos ou mais. Após muitos ataques, os dentes podem cariar.
Não é apenas o que você põe na mamadeira do seu filho que causa cárie dentária, mas também a frequência e o tempo de contato. Dar à criança uma mamadeira de líquido açucarado muitas vezes por dia não é uma boa idéia. Deixar que a criança adormeça com uma mamadeira durante cochilos ou à noite também pode prejudicar os dentes.
Algumas vezes os pais não se dão conta de que os dentes do bebê podem cariar logo após surgirem na boca. No momento em que a cárie dentária for percebida, poderá ser muito tarde para salvar o dente. Você pode ajudar a evitar que isso aconteça com seu filho seguindo essas dicas:
- Após cada amamentação, esfregue as gengivas do bebê com uma compressa de gaze limpa. Comece a escovar os dentes da criança assim que o primeiro dente irromper. Limpe e massageie as gengivas nas áreas que continuarem sem dentes, e comece a passar fio dental quando todos os dentes do bebê tiverem irrompido, geralmente aos 2 anos de idade.
- Nunca permita que seu filho adormeça com uma mamadeira contendo leite, fórmula, suco de frutas ou líquidos açucarados. Se seu filho precisar de algo para chupar entre as alimentações regulares, à noite ou durante cochilos, dê a ele uma chupeta limpa recomendada pelo seu dentista ou médico. Nunca dê ao seu filho uma chupeta mergulhada em líquidos doces.
- Evite encher a mamadeira de seu filho com líquidos como água com açúcar e refrigerantes.
- Inicie as visitas ao dentista por volta do primeiro aniversário da criança. Agende consultas regularmente. Se achar que seu filho tem problemas dentários, leve-o ao dentista assim que possível.
Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.
Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.
É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.
Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.
