CUIDADO: Seu sorriso corre perigo!
A vida agitada e corrida de quem vive na capital é sem dúvida, uma loucura. Não nos alimentamos de forma c
orreta, muita junk food, excesso de café na jornada de trabalho, alimentação fora de hora, sempre correndo, sem parar. O estresse está sempre por perto.
Mas esta vida moderna nos trouxe várias tecnologias e avanços na área da medicina que nos beneficia em muito.
Ainda bem…
Dos sintomas que a vida moderna nos dá, precisamos tomar alguns cuidados. Seu Sorriso Corre Perigo!
E entre os hábitos (errados) que selecionamos acima, você provavelmente deve ter pelo menos um deles. Vamos descubrir que mal, cada um deles faz:
O estresse causa baixa de resitícna no organismo e isto gera aftas, gengivite ulcerativas e até o mau hálito. Outro sintoma muito comum como descarga de toda energia negtiva é o bruxismo. A partir deste, outros surgem como problemas na ATM, fraturas e desgastes dentais. A fadiga muscular (masseter, temporal ntre outros) geram as dores de cabeça, enxaqueca. Vale lembrar que cada consequência do estresse demanda um tratamento específico para o caso.
Todo mundo está careca de saber os alefícios do cigarro, desde aparência de pele, problemas respiratórios até o maior risco de adquirir lesões bucais e evoluirem para o câncer. Manchamentos dos dentes, problemas periodontias e ainda mau hálito. Para esses pacientes, o controle da higienização deve ser mais rigoroso e controlado.
Quem rói unha, já se mostra uma pessoa ansiosa. E este ato não tem nada de higiênico, não é mesmo?!
Os dentes anteriores correm o risco de quebrarem (suas pontas), além de ajudar a desalinhá-los. Isto seria uma “parafunção” para os dentes. Uma dica para parar de roer as unhas é usar um esmalte próprio para isso, que tem um sabor muito desagradável. Tem gente que pasa pimenta nos dedos… afff!!
Profissionalmente, podemos fabricar uma placa de acetato que na boca fica muito discreta e a pessoa deverá usar por algumas semanas até o hábito de levar a mão na boca sumir.
Na correria muita gente recorre aos hamburguers, fritas, coxinha, pizzas etc. por que acaba sendo mais fácil. Esses alimentos não fazem mal diretamente para os dentes. O grande problema é que na “correria” as pessoas acbam deixando a higienizaçnao de lado e isto sim prejudica em muito. Esses alimentos aderem facilmente aos dentes, aumentando a acidez da saliva facilitando a formaçnao de cáries
Mascar chiclete o tempo todo faz mal aos dentes. Tudo que é em excesso faz mal. Pior ainda se ele tiver açúcar em sua composição. Desta forma, pode casar erosão ácida, facilitando a formação de cáries. Mesmo os chicletes sem açúcar, em excesso podem causar problemas de ATM, causando dores de cabeça e até bruxismo. O costume é tanto que depois só com uso de placas de mordida miorrelaxantes ou aplicação de BOTOX para aliviar a tensão muscular.
Os pigmentos do café causam manchamentos no esmalte dental. A cafeina também pode prejudicar o sono e causar o aumento de bruxismo, acarretando em dores de cabeça, musculares do pescoço, desgastes dentais e inflamação gengival. A unica forma de remover as manchas é com o clareamento dental.
7- Sem tempo de Escovar os Dentes:
Uma escovação perfeita não tem um tempo pré-determinado e sim uma maneira adequada: fio dental, escovação e enxaguatório bucal. Portanto, dizer que falta tempo para se dedicar ao seu sorriso não é desculpa. Poucos minutos irão trazer benefícios para a vida inteira, já que dentes bonitos e saudáveis interferem na autoestima e na vida como um todo.
Por isso, marque um retorno no dentista. Cuide de seu sorriso!
(Via Dr. Querido)






