Doença gengival aumenta perda óssea em mulheres – diz estudo!

Mulheres infectadas bactérias conhecidas por causar doenças periodontais apresentaram maior predisposição para perdas ósseas mais graves do que as mulheres onde esses patógenos não foram identificados, de acordo com os pesquisadores em uma recente edição do Journal of Periodontology.

Estudiosos da Universidade Estadual de Nova York, na cidade de Buffalo, conduziram um estudo sobre saúde bucal e osteoporose em 1.256 mulheres em pós-menopausa selecionadas no Estudo Observacional de Iniciativa da Saúde da Mulher da região. As pacientes completaram questionários, passaram por testes de densidade óssea e fizeram exames de saúde bucal.

Pesquisadores liderados por Renee Brennan, PhD, avaliaram a presença de oito espécies bacterianas, usando microscopia imunoflorescente indireta em cada paciente. Eles concluíram que o patógeno de maior prevalência a infectar os pacientes foi o Streptococcus sanguis. Eles também concluíram que a infecção estava associada com uma maior probabilidade de sofrer perdas ósseas, medida pela altura da crista alveolar, mesmo após ajustes para idade, tabagismo e renda.

O dr. Brennan disse que as descobertas irão ajudar a desenvolver uma compreensão mais completa dos mecanismos envolvidos na doença periodontal e que os pesquisadores precisam explorar mais o impacto do peso nas associações entre bactérias bucais e perdas ósseas.

(Via American Dental Association)