Gengivoplastia.
Gengivoplastia – Cirurgia refaz o contorno da gengiva e restabelece a beleza do sorriso
Realizada no consultório pelo próprio cirurgião dentista, essa técnica refaz o contorno da gengiva nos dentes. As mudanças são tão evidentes que podem ter desdobramentos psicológicos, devolvendo a auto-estima ao paciente e fazendo com que ele se sinta mais confiante e, consequentemente, mais belo.
A gengivoplastia, como o nome indica, é uma cirurgia plástica indicada para aquelas pessoas que exibem muito da gengiva ao sorrir, comprometendo a estética do rosto. Ao refazer o contorno gengival a 2 ou 3 milímetros acima da posição original, a pessoa passar a ostentar os dentes maiores e uma gengiva em tamanho natural. “Apesar de simples, a técnica necessita que o cirurgião seja hábil e cuidadoso para fazer o contorno correto e conferir naturalidade ao sorriso”.
Para realizá-la podem ser utilizados o bisturi elétrico e o cortante ou até mesmo broca especial por meio de uma técnica que não encosta no dente. O sangramento é estancado quase instantaneamente – a não ser que a pessoa apresente algum problema médico anterior, o que deverá ser acusado no controle sistêmico realizado antes da cirurgia. “O tempo dispensado na cirurgia varia de acordo com o número de dentes nos quais a técnica será empregada.
Nos casos em que venha a aparecer o colo (raiz) da gengiva, o trabalho pode ser complementado com a aplicação de uma resina fotopolimerizável (que enrijece com a luz) com aparência idêntica à do dente, dando continuidade à raiz e proporcionando naturalidade à dentição. “Muitas vezes os dentes também apresentam desgaste na parte de baixo e podem ser aumentados com a mesma resina”.
A gengivoplastia é também indicada para retração de gengiva ocasionada por prótese mal adaptada. Há ainda casos de dentes pequenos ou de irregularidades no contorno gengival, nos quais a cirurgia pode igualar o “desenho” dos dentes.
De modo geral, o procedimento acarreta pouca dor e a recuperação leva de três a quatro dias, podendo chegar a dez dias para cicatrização total. Nesse período, pode ser colocada no local uma massa protetora para que a pessoa se alimente normalmente. “Com a aplicação da massa a dor é inexistente, mas há o incômodo de ser um pouco antiestética”.


