Implantodontia para o paciente cardiopata.

Apesar dos esforços na área de prevenção em Odontologia, as perdas dentárias ainda são um grave problema de saúde pública que atinge uma considerável parte da população, em relação direta com a idade dos indivíduos. Com o aumento progressivo da expectativa de vida e devido à melhora dos cuidados de saúde, cada vez mais pacientes procuram repor seus dentes perdidos durante a vida. Neste cenário, os implantes dentários vêm se tornando uma opção de reposição de dentes cada vez mais comum, uma vez que estudos clínicos têm demonstrado que este tratamento apresenta altas taxas de sucesso a longo prazo. Assim, as cirurgias para implantes dentários são realizadas em um número cada vez mais alto de pacientes idosos, os quais podem apresentar várias alterações fisiológicas ou patológicas do sistema cardiovascular, além de outras condições decorrentes do envelhecimento e do estilo de vida. De forma geral, podemos qualificar o implante dentário e outros procedimentos correlatos como procedimentos cirúrgicos invasivos, mas eletivos. Embora processada com anestesia local, por ser técnica invasiva, poderá desadaptar cardiopatias presentes em estado latente ou que se encontram parcialmente controladas, além de, em certas situações, facilitar a instalação de outras doenças que resultarão em danos às estruturas internas das câmaras cardíacas. Essa situação poderá comprometer não só o sucesso do tratamento cirúrgico, como também a saúde do paciente.

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.