Irrupção dos dentes: um passo no caminho do crescimento.

Embora os recém-nascidos geralmente não possuam dentes aparentes, a maioria tem pelo menos um conjunto parcialmente desenvolvido de dentes decíduos, ou dentes de leite, que começam a aparecer geralmente seis meses após o nascimento. Durante os primeiros anos de vida, todos os 20 dentes decíduos irromperão pela gengiva. A maioria das crianças apresenta o conjunto completo dos dentes decíduos na boca aos três anos de idade. Enquanto os dentes irrompem, alguns bebês podem ficar incomodados, com dificuldade para dormir e irritadiços, perder o apetite ou babar mais do que de costume. Diarréia, erupções cutâneas e febre não são normais na fase de irrupção. Se seu bebê apresentar febre ou diarréia ou continuar mal-humorado e desconfortável, procure seu médico. Durante a irrupção de um dente, pode-se desenvolver um cisto. O dente acabará rompendo esse saco com conteúdo aquoso ao empurrá-lo através da gengiva. Cistos de erupção geralmente são inofensivos e não requerem tratamento. Alguns bebês podem apresentar gengiva sensível quando os dentes começam a irromper. Esfregar delicadamente a gengiva da criança com um dedo limpo, uma colher pequena e fria ou uma gaze molhada pode trazer algum conforto. Um mordedor limpo para a criança mastigar também pode ser útil. Seu dentista ou pediatra pode recomendar uma chupeta, um mordedor ou uma pomada “anestésica” para a gengiva. Quando os dentes começarem a irromper, escove-os com uma escova de cerdas macias e um pouco de água para evitar a cárie dentária. O creme dental não é recomendado até a criança atingir os dois anos de idade. A partir dos dois anos, supervisione a escovação para ter certeza que a criança não engula o creme dental.

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.