Óleo de cravo pode aliviar a dor de dente.
O uso de medicina complementar e alternativa está em elevação nos Estados Unidos. Cerca de 38% dos adultos e 12% das crianças agora estão usando alguma forma de medicina complementar e alternativa, segundo o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa e o Centro Nacional de Estatística em Saúde (parte dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças). Diz-se agora que o óleo de cravo, um óleo essencial do craveiro, pode potencialmente aliviar a dor de dente.
O New York Times fez, recentemente, uma análise cuidadosa do óleo de cravo como um remédio alternativo. Mostrou-se que o óleo essencial possui propriedades analgésicas e antibacterianas – o que o torna um instrumento útil no tratamento das dores de dente causadas por bactérias. Entretanto, é questionável se o óleo de cravo será atrativo para os pacientes, diz o Times.
“Possui um sabor forte e, às vezes desagradável, e se grandes quantidades forem acidentalmente ingeridas, ele também poderá ter efeitos colaterais. Porém, era amplamente utilizado na odontologia antes do advento de anestésicos mais comerciais, e pesquisas mostram que ele funciona graças ao seu ingrediente ativo, o eugenol, mesmo composto responsável pelo aroma da planta”, escreve o colunista Anahad O’Connor.
Sr. O’Connor citou uma reportagem de 2006 do Journal of Dentistry que separou pacientes em quatro grupos, onde cada um recebeu um gel de cravo, benzocaína, um placebo lembrando o gel de cravo ou um placebo lembrando a benzocaína aplicado na gengiva. Agulhas foram aplicadas após cinco minutos. Os placebos não adormeceram o tecido evitando a dor, mas o cravo e a benzocaína sim – com muito pouca diferença entre o gel de cravo e a benzocaína.
Se o óleo de cravo for utilizado, ele poderá ser aplicado com uma bolinha de algodão ou um pedaço de tecido delicadamente na área afetada. Sr. O’Connor diz que ele pode ser encontrado na maioria das lojas de alimentos saudáveis. “Embora considerado seguro quando usado corretamente em pequenas quantidades, ele pode causar problemas hepáticos e respiratórios quando ingerido em grandes quantidades”, escreveu.
A benzocaína, que foi utilizada no estudo de 2006, é o ingrediente ativo nos produtos Anbesol e Orajel, para alívio da dor bucal, que estão comumente disponíveis para venda sem prescrição. Benzocaína é um anestésico. As drogas de venda sem prescrição também trazem uma advertência importante para os pacientes: dor de dente ou gengiva, particularmente aquela que dura mais de um período de tempo, deve ser avaliada por um dentista. Pode ser sintoma de um problema que requer atenção. Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.
Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.
É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.
Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.
