Ômega 3 e a Saúde bucal.
Ômega 3 são ácidos gordurosos poliinsaturados, no caso a chamada ‘gordura boa’, e a ingestão auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL, além de favorecer o aumento do colesterol bom HDL.
Os pesquisadores adoram dizer que o Ômega 3 tem também um ótimo poder contra as doenças cardiovasculares, câncer e algumas doenças inflamatórias.
E é verdade!
Podemos encontrar o Ômega 3 nos frutos do mar, só que em doses menores. Por isso, de vez em quando saboreie camarões, lagostas e mariscos.
Os peixes de água fria, como o salmão, o atum, a sardinha e a truta, são os campeões do ácido graxo badalado. Isso porque, nas correntezas gélidas e profundas, alimentam-se de algas que contêm os precursores dessa gordura. A maioria das amêndoas e dos óleos de origem vegetal, como os de canola, soja, girassol e milho, é carregada de gorduras poliinsaturadas. Embora contenham um pouquinho de ômega-3, eles chamam a atenção mesmo pela riqueza em ômega-6.
O Ômega 3 evita a perda óssea e é indicado principalmente para pessoas que possuem o risco de ter osteoporose. Juntamente com o uso da Vitamina D, o risco de se ter osteoporose diminui.
A ingestão de doses elevadas deste ácido graxo também é indicada para reduzir depressão, melhorar a parte cardiovascular e prevenir diversos tipos de doença. Segundo estudos, o Ômega 3 tem um efeito protetor para a saúde do coração e são importantes para a função e desenvolvimento do cérebro, além de desempenhar importante papel em alergias e processos inflamatórios. Dentre os problemas bucais como a periodontite, seus benefícios são destacados.
Por isso uma dieta alimentar balanceada é importante para a saúde como um todo.
