Pacientes e dentistas diferem nas avaliações do sorriso.

O que as pessoas consideram como características mais importantes em um rosto atraente?

Dentes e olhos, de acordo com um novo estudo. Os pacientes também avaliam seus sorrisos como melhores do que fazem os dentistas, e aqueles com menos de 50 anos foram os mais satisfeitos com seus sorrisos.

Publicado no Journal of the American Dental Association de dezembro, o estudo pediu a 78 pacientes na Noruega, que avaliassem seus próprios sorrisos em uma escala de satisfação de 100 pontos. Os dentistas regulares desses pacientes e um periodontista independente posteriormente avaliaram os sorrisos desses pacientes, a partir de fotografias, usando a mesma escala de satisfação.

Os pacientes estavam mais satisfeitos com seus sorrisos do que os dentistas, de acordo com a pesquisa — com uma avaliação média dos sorrisos igual a 59,1 na escala de 100 pontos. As avaliações dos dentistas foram muito mais baixas — com média de 38,6 (pelo periodontista independente) e 40,7 (pelo próprio dentista do paciente).

Pode ser difícil entender o que um nível de satisfação com o sorriso igual a 59 realmente significa, dizem os pesquisadores, acrescentando que pode ser mais exato dizerem que os pacientes estão “aceitando ou contentes com seus sorrisos”.

Os participantes do estudo que não estavam buscando ativamente tratamentos dentais cosméticos tinham em média 51 anos de idade (variando de 22 a 84 anos) e eram 50 mulheres e 28 homens. “O fato de os pacientes terem opiniões muito melhores sobre seus sorrisos do que nós, dentistas, é interessante”, escrevem os pesquisadores, acrescentando que os pacientes expressaram suas opiniões por memória, enquanto os dentistas fizeram suas avaliações a partir de fotografias.

Se os pacientes tivessem utilizado a abordagem detalhada dos clínicos para incluir a avaliação de linhas labiais, cor dos dentes, espaçamento e apinhamento, suas opiniões sobre os próprios sorrisos poderiam ter sido diferentes, dizem os pesquisadores.

“Os dentistas devem estar conscientes de que os pacientes que buscam serviços estéticos podem ter percepções diferentes dos seus sorrisos do que os pacientes que não expressam esses desejos”, concluem.

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.