Piercing na boca pode causar Câncer.

Como dizem os jovens que aderiram, usar piercing na língua é uma questão de atitude. Mas, para os especialistas, um risco de câncer. O resultado de um estudo feito pela Faculdade de Odontologia de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, surpreendeu até os pesquisadores. A estudante Márcia Bicalho Wicher está no último ano de Odontologia. Entre a touca e a máscara, o piercing no supercílio se destaca. O da língua, ela tirou por prevenção. “Comecei a perceber alteração no número de bactérias. Além disso, na hora de escovar os dentes, o piercing atrapalhava”, conta Márcia. Ela foi influenciada pelos primeiros resultados de uma pesquisa feita universidade onde estuda. Durante um ano, foram colhidas amostras de vários pacientes que usavam piercing na língua. As biópsias mostravam alterações nas células que podem evoluir para um câncer. “Se esse paciente, além do piercing, que é uma injúria crônica, fizer uso de cigarro, álcool e até de próteses traumáticas, ele realmente corre um sério risco de desenvolver no futuro um tumor maligno na cavidade bucal”, alerta o coordenador da pesquisa Artur Cerri. Segundo o professor, o piercing também pode causar mau hálito, porque dificulta a higienização. A estudante Márcia, que chegou a ter inflamação na língua, não se arrepende de ter seguido os conselhos do professor: “Me sinto mais segura sem o piercing. Eu não o colocaria de novo”.

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.