Veneno de cobra pode acelerar a cicatrização.
Um adesivo feito de uma enzima encontrada no veneno de cobra pode ser mais eficaz e benéfico do que as suturas tradicionais quando utilizado para fechar incisões cirúrgicas, de acordo com um estudo publicado em uma edição recente do Journal of Periodontology.
Pesquisadores realizaram procedimentos de enxerto gengival em pré-molares inferiores contralaterais de 15 pacientes, de forma que cada sujeito recebeu um tratamento de cada tipo. Quando os investigadores usaram o adesivo de fibrina feito de fibrinogênio derivado do plasma de búfalo (uma proteína envolvida na coagulação) e uma enzima obtida do veneno de cobra, os pacientes experimentaram recuperação mais rápida e melhores resultados do que com as suturas tradicionais.
“Esse tipo especial de adesivo pode estimular a reparação tecidual mais rápida”, diz a autora do estudo Mônica Barbosa, PhD, da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo, Brasil. “Trata-se de uma forma mais natural de adesivo em comparação com as suturas tradicionais usadas após cirurgia”.
“Mais estudos são necessários para avaliar completamente a eficácia dessa alternativa”, acrescenta Dra. Barbosa.
“Esse adesivo pode ser uma alternativa menos infecciosa às suturas tradicionais”, diz Preston D. Miller, presidente da American Academy of Periodontology“. Essa pesquisa destaca a vasta gama de terapias disponíveis para os pacientes — tanto alternativas tradicionais como naturais”.
Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.
Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.
É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.
Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.

