Volta à escola significa hora de check-up odontológico.

Alguns estados norte-americanos vão longe para garantir que as crianças iniciem o ano escolar com o pé direito. Em Illinois, por exemplo, as crianças que estão entrando no jardim de infância, na segunda e na sexta séries devem receber um exame odontológico realizado por dentista antes do final do ano escolar anterior ou comprovar que têm um exame agendado. “Os exames odontológicos são necessários durante a segunda e sexta séries porque os dentes posteriores, ou molares, geralmente irrompem nesse período”, diz dr. Darryl Beard, presidente da Sociedade Odontológica do Estado de Illinois. “Isso confere ao seu dentista a oportunidade de aplicar selantes dentais nesses dentes para ajudar a prevenir futura cárie dentária”. A legislação do estado de Illinois exige a adesão dos alunos de todas as escolas públicas, privadas e paroquianas. Se a criança recebeu um exame odontológico recente, ou um realizado 18 meses antes do final do ano escolar, a exigência foi atendida. “Com a incontestável ligação entre saúde bucal e saúde geral, as crianças terão um ano escolar muito melhor com menos faltas e mais confiança se as questões bucais forem regularmente abordadas”, diz dr. Beard. O início do segundo ano escolar é um momento apropriado para os dentistas lembrarem aos pais e cuidadores de alguns dos riscos associados com a cárie dentária e as maneiras de prevenção. A cárie está em elevação em algumas crianças, e muitos dentistas acreditam que a dieta e o consumo exagerado de refrigerantes sejam os culpados. Permitir que as crianças “belisquem” lanches açucarados e beberiquem refrigerantes por períodos prolongados de tempo pode aumentar o risco de cárie. Durante uma limpeza profissional e um exame bucal, o dentista remove placa bacteriana dos dentes para ajudar a conter a cárie precoce. Os dentistas também podem orientar os pais sobre medidas preventivas eficazes para os dentes das crianças, como o uso de selantes e flúor, técnicas de escovação e uso de fio dental, e também o uso de protetores bucais para esportes ou atividades que possam resultar em pancadas no rosto ou boca.

Dr. Esdras Guimarães é cirurgião-dentista, formado desde 2005, com sua vida profissional dedicada à promoção da saúde bucal, da estética do sorriso e da qualidade de vida de seus pacientes. Graduado em Odontologia pela Universidade Tiradentes (UNIT), é Especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia. Pós Graduado em Implantes – International Team For Implantology, com ampla experiência em implantodontia e reabilitação oral.

Reconhecido por sua abordagem humanizada, técnica precisa e visão moderna da odontologia, Dr. Esdras acredita que cuidar do sorriso vai muito além da estética, é um compromisso com a saúde, a autoestima e o bem-estar ao longo da vida. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado por unir ciência, tecnologia e sensibilidade no atendimento individualizado de cada paciente.

É diretor e idealizador de clínicas odontológicas em Aracaju (SE), onde atua como referência em tratamentos estéticos e reabilitadores, sempre investindo em inovação, estrutura e qualificação profissional. Além da prática clínica, escreve artigos, participa de entrevistas e ações educativas, contribuindo para a disseminação de informação de qualidade sobre saúde bucal.

Para Dr. Esdras Guimarães, o verdadeiro sucesso na odontologia está em cuidar de pessoas, quebrar ciclos de doença e transformar vidas por meio do sorriso.